Hot yoga

11/05/2021

Hot yoga

Hot Yoga

Hot Yoga E Aliada Na Busca Flexibilidade Recuperacao Lesoes
Hot yoga é aliada na busca de flexibilidade e recuperação de lesões.
ADQUIRA SUA MENSALIDADE ONLINE NO BODY TICKET

Reportagem sobre Hot yoga ABAIXO

Noventa minutos, 42 graus, 40% de umidade, 26 posturas, dois exercícios respiratórios e muitos benefícios. Assim seria uma breve descrição de uma aula de Bikram Yoga, a precursora do yoga em sala aquecida.

Desenvolvida pelo indiano Bikram Choudhury para se recuperar de uma lesão no joelho, a "hot yoga", como a prática é conhecida no exterior, logo ficou famosa, conquistou o mundo e, agora, se espalha pelo Brasil.

- Eu já praticava yoga na Coreia, mas foi em Nova York que eu descobri o método Bikram. Apesar de ir totalmente despreparada para minha primeira aula e sofrer com o calor, me lembro de sair de lá com a certeza de que aquele seria o exercício que me acompanharia para o resto da vida. Comecei a praticar todos os dias e então percebi que o yoga era mais do que um exercício físico, era a única maneira de levar uma vida equilibrada em meio a tanto stress. Os 90 minutos me olhando no espelho e focada no agora me ensinaram a viver o presente, a desligar do ontem, do amanhã e do mundo externo. E eu levei isso para a minha vida. Aprendi a cuidar da mente e do corpo também fora da sala aquecida e isso foi o que me ajudou a enfrentar a rotina corrida e estressante de Nova York – conta EunSeong Choi.

A artista coreana se apaixonou tanto pela prática que após alguns anos decidiu virar professora e disseminar a prática pelo mundo.

- Logo que eu me formei eu trabalhei seis meses em Nova York e outros seis meses no México. Eu sempre tive interesse em novas culturas, então no final desse período eu percebi que era aquilo era o que eu queria fazer. É uma experiência incrível poder viajar e ensinar yoga, especialmente nos lugares onde a prática ainda não é tão difundida – conta a professora, que também usa o yoga para equilibrar a saudade da família e administrar as constantes mudanças de cidades e culturas.
Benefícios

A prática, que serve tão bem para o equilíbrio e força mental, também promete trabalhar o corpo de forma completa. Conforme a professora Teka Bury, professora e sócia da Bikram Yoga Ipanema, no Rio de Janeiro, neste tipo de yoga as posturas são potencializadas pelo calor, o que resulta em uma maior flexibilidade e consequentemente, um melhor rendimento.

- Gosto de citar uma frase de Bikram que diz que “quando você quer dar forma ao metal, sendo ele um objeto rígido, é necessário aquecê-lo primeiro para depois começar a moldá-lo, aí ocorre a transformação". Com o nosso corpo é o mesmo. Além disso, o calor faz com que você se concentre ao ponto de não conseguir pensar em nada além da postura que esta realizando no momento, o que resulta em um estado de meditação em ação – explica Teka.

As posturas Hatha Yoga, também conhecidas como Asanas, juntamente com a técnica de respiração Pranayama trabalham o sistema cardiovascular e todos os músculos do corpo, proporcionando o fortalecimento e a flexibilidade. Além disso, a prática elimina toxinas de todos os órgãos, trabalha a concentração, equilíbrio físico, mental e hormonal, acelera o metabolismo e alinha a coluna. Segundo Teka, é com a prática constante que os alunos evoluem e gradualmente vão desfrutando de todos os benefícios da "hot yoga". E é este processo de aperfeiçoamento das posições que serve como estímulo na medida em que os alunos conquistam novos alongamentos, melhores posturas e mais resultados.
Para Esportistas

A amplitude dos benefícios físicos e mentais da "hot yoga" se estende a todos, sem restrições de idade, de saúde ou mesmo de lesão. Nesse último caso, a prática é ainda uma aliada. A maratonista, e agora professora de ioga, Suzana Bucciarelli conta que nunca se importou muito com exercícios complementares. Sua paixão mesmo era a corrida. Um hábito que começou em 1999 e foi interrompido há dois anos quando uma lesão séria no joelho a obrigou a parar.

- Eu era uma corredora que não conseguia colocar a mão nem na canela com os joelhos esticados, mas durante 10 anos nunca tive nenhum problema duradouro. Eu tinha lesões simples devido a muito treino, o que eu resolvia com algumas poucas sessões de fisioterapia. Foi em 2012 que tive minha primeira lesão séria, a ruptura da patela do joelho esquerdo – relembra Suzana, que, sem escolha teve que parar com os treinos.

Neste período, Suzana lembra que, além do joelho, voltaram todas as dores antigas. Costas, quadril, joelho, pé. A lista aumentou e Suzana buscou o auxílio de médicos, fisioterapia e pilates, mas foi em uma aula de yoga que ela encontrou o complemento perfeito para sua recuperação.

- Descobri a Bikram Yoga em uma viagem a Nova York. Além do aspecto desafiador, as aulas me trouxeram uma sensação de paz e tranquilidade que eu ainda não tinha vivenciado. Quando voltei ao Brasil procurei saber mais sobre a prática e resolvi testar se esta yoga me ajudaria com o meu joelho – conta Suzana.

Depois de uma semana de prática intensa, Suzana percebeu que a dor no joelho não era mais o foco. A sensação de segurança, liberdade e satisfação tomaram conta da ex-fotógrafa, que aos poucos foi se livrando de cada uma das dores e voltou a correr.

- A minha melhora foi muito além da recuperação física, foi emocional. Após essa semana percebi que a raiva que eu sentia tinha se ido e eu me sentia em paz. Descobri que essa sequência de posturas não somente equilibra o emocional, mas também irriga os órgãos, desintoxica o sistema e realinha o corpo. Por isso, acredito fielmente que a "hot yoga" serve como um complemento para corridas e para evitar lesões – diz Suzana.

Assim como ajudou Suzana, a "hot yoga" também é recomendada como atividade complementar para várias modalidades esportivas.

- O yoga leva à união da mente com o corpo e, consequentemente, à consciência de habitar um corpo e como viver livremente dentro dele. Conhecer seus limites e saber respeita-los é imprescindível para evitar lesões. E como as posturas tem o objetivo de trabalhar o corpo profundamente de dentro para fora, elas fortalecem até mesmo os músculos mais próximos dos ossos, o que significa que os ligamentos e tendões poderão se recuperar e reestabelecer a fáscia, a fina película que envolve todas as partes internas do nosso corpo – explica Teka.

Mas é preciso ter cuidado. Apesar de a prática estar liberada para todas as idades e condições físicas é preciso atenção.

- Durante as aula tente o seu melhor, mas preste atenção nos sinais que seu corpo manda, mantenha o foco e seja paciente. Aos poucos você vai melhorando cada postura. De nada adianta se alongar além do necessário se a postura está errada. Além de não ter benefícios, ainda corre-se o risco de forçar algum músculo ou tendão. Por isso é importante focar nas instruções e, sempre que tiver dúvidas, conversar com o professor no final da aula. Também é importante avisar antes da aula caso tenha alguma doença ou está se recuperando de uma lesão – alerta EunSeong.
Antes da Aula

Os cuidados são simples, mas extremamente necessários para que você tenha uma boa experiência.

* Evite refeições pesadas antes da aula e tente não se alimentar até duas horas antes.

* Beba muita água antes e depois da aula.

* Vista roupas confortáveis e leves. Evite calça comprida e roupas que algodão. Lembre-se que o ambiente é quente e você vai suar bastante.
No Estúdio

Não é preciso experiência, mas seguir algumas regras é essencial.

* Chegue alguns minutos antes para pegar um bom lugar e evitar o constrangimento de encontrar a sala fechada. Além de desrespeitoso, alguns professores não permitem a entrada depois que a aula começa.

* Vá ao banheiro antes da aula para evitar distrações.

* Deixe os sapatos e objetos pessoais do lado de for a da sala.

* Os únicos itens permitidos dentro da sala são o tapete, a toalha e a garrafa d’água.

* Observe a orientação do professor. Enquanto alguns preferem que você não enxugue o rosto, outros preferem que você beba água em um momento específico.

* Tente permanecer na sala até o final da classe. Se você se sentir muito cansado, o que é muito comum quando se é iniciante, deite-se no tapete e descanse um pouco.

* Valorize o silêncio e lembre-se que ioga é uma prática de disciplina! As regras podem soar chatas, mas são importantes para manter e desenvolver a concentração.

ADQUIRA SUA MENSALIDADE ONLINE NO BODY TICKET

Matéria publicada pelo site Eu Atleta.

Hatha Yoga

Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo.

Assim como era no princípio , agora e sempre.

Em nome do Pai, Filho, Espirito Santo Amém…

ADQUIRA SUA MENSALIDADE ONLINE NO BODY TICKET

Tags da Academia